Menu principal
 

V SEPE marca a história do campus ao ser realizada pela primeira vez em formato online: lives ainda estão disponíveis

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

A 5ª edição da Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE) do IFC Campus Araquari, que foi realizada entre os dias 5 e 7 de novembro de 2020, reuniu mais de mil participantes, entre eles, convidados de diferentes partes do país, que compartilharam seus conhecimentos através de palestras e demais atividades integradoras.  

A SEPE é um evento anual que teve a sua origem nas feiras de ciências da década de 80, fazendo parte da tradição do Campus. Porém, neste ano de 2020, devido à pandemia de Covid-19, a Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão foi realizada, pela primeira vez na história do IFC, de maneira não presencial. A programação contou com 37 encontros online, gratuitos e abertos ao público, incluindo lives, palestras, apresentações de trabalho, mostras de vídeo, oficinas, rodas de conversa e exposição virtual, todos exibidos no Youtube e no Google Meet.

O primeiro dia da SEPE foi marcado pela live de abertura, que teve início às 9h. A partir daí, o cronograma seguiu com 17 atividades envolvendo as Semanas Acadêmicas e o Painel de Integração; com destaque para a Live Cultural e a Apresentação Oral de Trabalhos de Pesquisa Científica. Já o segundo dia reuniu 13 encontros, incluindo as Apresentações Orais de Trabalhos de Ensino e Extensão, realizadas na parte da tarde e da noite. Durante o sábado, último dia do evento, mais seis atividades foram realizadas no período da manhã.

O Diretor-Geral do Campus, Cleder Alexandre Somensi, que coordenou o evento em 2016, 2017 e 2018, ressalta que a SEPE evoluiu consideravelmente desde a sua primeira edição e atualmente se consolida como um importante evento científico e cultural da região, com abrangência interdisciplinar e atuação integradora. “As pessoas que fazem parte do evento constituem a identidade do IFC Araquari, ou seja, são o nosso melhor”. Esforços ainda serão realizados para classificar a SEPE, agora consolidada e abrangente, junto a agências reguladoras e de credenciamento, ampliando a sua visibilidade para maior atração de instituições parceiras locais e regionais, além dos demais Campi do IFC. “Para aqueles que não puderam acompanhar, recomendo que ainda prestigiem as atividades realizadas”, uma vez que a forma de oferta da SEPE em 2020 assim o permite. “Estamos avançando cada vez mais com nossa formação integral, humana e técnica. Destaco os ótimos relatos e apresentações de nosso estudantes e servidores, viabilizaram a realização de um ótimo evento”.

A professora Cristiane Tagliari, Diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão destaca que coordenar esta Edição foi um grande desafio, que se concretizou com muito trabalho e comprometimento de todos os envolvidos, servidores e estudantes. Ainda, em sua fala evidencia “é imprescindível  que a instituição permaneça instigando a produção de conhecimento, promovendo ações e eventos que integrem todos os níveis de ensino, áreas e dimensões de atuação; oportunizando o compartilhamento de projetos, vivências e saberes entre a comunidade acadêmica”.

Outro servidor que compartilhou um pouco de suas considerações sobre o evento foi Julio Lopes, docente nas disciplinas de Química do IFC Campus Araquari e participante de uma das lives do Painel de Integração. O professor destaca que foram vários os desafios em realizar a SEPE em meio a pandemia, contudo, não deixou de ser um momento especial. “O talento das pessoas envolvidas na organização do evento permitiu sermos brindados, no meu ponto de vista, com um evento de sucesso. Gostei muito de ter participado, foi uma oportunidade ímpar para reencontrar estudantes egressos de nosso campus, que agora alçam vôos mais elevados, e tenho certeza que o público que ouviu as experiências por eles relatadas sentiu-se motivado e pôde vislumbrar as oportunidades existentes além do horizonte.” Sobre o desenvolvimento da SEPE ao longos dos três dias, Julio cita que “o evento virtual permitiu que existissem diversas atividades de cunho educacional, artístico e cultural igualmente interessantes e de forma segura, algo extremamente importante nestes tempos de pandemia.”

O estudante do curso técnico em agropecuária, Gabriel Bastistella, declara que foi muito gratificante colaborar para que  a SEPE ocorresse bem, mesmo com as dificuldades enfrentadas.  “Trabalhamos muito para ter o melhor resultado possível. Além disso, agradeço a oportunidade de trabalhar ao lado de pessoas como os servidores do IFC, me sinto realmente grato”. Gabriel também faz parte da Comissão Estudantil do Painel de Integração e, através de uma conversa com a equipe do Painel, o estudante afirma que o grupo ficou contente com os resultados obtidos em relação aos esforços. “Graças a comprometimento e responsabilidade de todos, foi possível realizar a readaptação da SEPE e, consequentemente, todo o nosso empenho valeu a pena”, diz a equipe, por fim.

Nesta Edição da SEPE alguns eventos apresentaram uma programação especial com atividades vinculadas aos respectivos cursos ou projetos, como o Painel de Integração, a XI SEMAVET (Semana da Medicina Veterinária) e a III SEMAGRO (Semana da Agronomia).

 

Lives disponíveis

Caso não tenha participado da SEPE, ainda existe a possibilidade de assistir às lives, marcar presença e receber certificação, veja como: 

  • Se você estiver inscrito no evento, ainda pode obter a certificação de participação nas atividades que fez inscrição (caso ainda não assistiu ou não fez o credenciamento pelo sistema). Neste caso, acesse o site do evento, até o dia 21/11/2020, e faça seu login: even3.com.br/sepe2020.
  • Se você não estiver inscrito na SEPE 2020 ainda pode assistir as gravações das lives disponíveis em playlists no canal do YouTube do IFC Araquari, porém o registro de participação e frequência deve ser realizado preenchendo o formulário disponível neste link: https://forms.gle/befc6CjER4HLYST87 (no formulário você deve informar cada atividade assistida, entretanto, nesta modalidade não serão gerados certificados de participação).

Em caso de dúvidas, a equipe técnica da SEPE 2020 estará disponível no dia 17/11/2020, das 17:30 às 18:30, na sala de atendimento virtual , se preferir, você pode enviar um e-mail para sepe.araquari@ifc.edu.br

Imprimir Imprimir