Menu principal
 

Junho verde: por mais dias pelo meio ambiente

sexta-feira, 10 de junho de 2016

Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado anualmente em 5 de junho, os cursos de Ensino Técnico Integrados ao Ensino Médio e das Graduações aproveitaram uma programação elaborada especialmente com essa temática, sendo organizada pelo Núcleo de Gestão Ambiental (NGA) Campus Araquari e pelo PIBID Química.. Na segunda e quarta-feira, dias 6 e 8 de junho, no auditório do IFC Araquari, os alunos escutaram poesias, palestras e músicas sobre a área ambiental.

Abrindo as manhãs, o estudante de Licenciatura em Química, Ednilson Alves dos Santos, fez suas performances artísticas, apresentando poesias sobre o meio ambiente. Para a sequência das atividades, a professora Ana Paula Camargo contextualizou os estudantes sobre a história do Dia do Meio Ambiente. Como atração principal da manhã, na segunda-feira, representantes da CIA Florestal falaram sobre o “Replantio de mudas nativas e sua importância para o meio ambiente”.

Já na quarta-feira, o palco do IFC Araquari deu lugar pra uma atração pra lá de divertida, com o artista plástico Valdinei Marques, do Museu do Lixo de Florianópolis. Ele apresentou sua experiência pessoal e o seu local de trabalho. De forma descontraída, com músicas e vídeos, o artista plástico passou sua mensagem e contagiou os estudantes quanto a causa ambiente. Confira um pouco deste trabalho, realizado no IFC Araquari, neste LINK.

Nos dois dias de atividades, após as palestras, os estudantes se dirigiram até uma área de plantio, nas margens da área de preservação permanente de mangue. Neste mesmo local, ao mesmo tempo que alguns estudantes plantavam mudas de árvores nativas, outros faziam a limpeza desta mesma região. Após estas atividades, os estudantes foram guiados a uma pequena excursão pela área do campus e até a ponte de ferro, localizada no entorno da instituição.

Para completar as ações desta semana dedicada ao meio ambiente, a professora Karine Arend organizou, com estudantes do PIBID LIQUI, uma exposição, na área de convivência do Bloco E, com lixo coletado dentro da área do IFC Araquari. Todas as ações desta semana visam conscientizar os estudantes, mostrar a realidade e as ações que podem ser feitas por um mundo mais verde.

Imprimir Imprimir