Menu principal
 

IFC Araquari participará do projeto Mares Limpos – ONU Meio Ambiente

terça-feira, 24 de setembro de 2019

O IFC Araquari participará, dia 28 de setembro, do Projeto Mares Limpos. A ação está sendo organizada pela professora Anelise Destefani – Coordenadora da #SemanaMaresLimpos em Araquari –  com o Núcleo de Gestão Ambiental, prevendo a limpeza de 6 km de praia com a comunidade do campus.

No ano de 2018 uma ação similar foi realizada coletando cerca de 50 sacos de 200 litros na Praia do Ervino com o auxílio de alunos, pais, servidores e associação de moradores. Neste ano (2019), será realizada a catalogação dos materiais recolhidos para análises futuras com o professor André Fachini. 

Caso algum servidor ou estudantes tenha interesse em participar da campanha, pode entrar em contato com a professora Anelise Destefani (anelise.destefani@ifc.edu.br) para informações complementares. Lembrando que cada um pode fazer parte, gerando menos e realizando uma ação em seu bairro ou outro lugar. Link da ação: https://www.diamundialdalimpeza.com.br/

SAIBA MAIS SOBRE A CAMPANHA MARES LIMPOS

Setembro é o mês internacional dos mutirões de limpeza de praia. A ONU Meio Ambiente promove no Brasil a #SemanaMaresLimpos dos dias 16 a 24 deste mês (a data de realização em Araquari foi alterada para dia 28 devido à coincidência com o Painel de Integração). O objetivo é convidar organizações e indivíduos de todo o país a participar dos sete dias de mobilização.

O projeto Mares Limpos da ONU Meio Ambiente chegou no Brasil em setembro de 2017 com O objetivo de reduzir os impactos dos plásticos descartados nos oceanos. Ele tem duração de 5 anos e prevê ações capazes de contribuir para um cenário diferente da estimativa de que em 30 anos vamos ter mais plástico do que peixes nos oceanos. A campanha quer mobilizar governos, ativistas, empresas e a sociedade civil para fortalecer a conscientização da necessidade de reduzir drasticamente os plásticos descartáveis e banir as microesferas em produtos de higiene e cosméticos, além de apoiar o Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar do Ministério do Meio Ambiente.  

Em 2018, a webserie Mares Limpos veio pra conscientizar as pessoas sobre os verdadeiros impactos do plástico nos oceanos e a agenda global sobre o assunto. Desde 1950, produzimos mais de 8 bilhões de toneladas de plástico virgem e 80% disso foi descartado. Isso equivale a 25 mil prédios do Empire State. E a maioria de todo esse plástico foi parar nos oceanos. 

“O oceano é responsável por metade do oxigênio que respiramos, e por alimentar mais de 1/3 da população mundial. Mas estamos transformando essa fonte de vida em um grande lixão. E desse lixo todo um dos mais preocupantes é o plástico, resultado dos nossos hábitos de consumo diários, mesmo que a gente more no interior do país. Os copinhos, canudinhos, sacolinhas e embalagens somadas resultam em 8 milhões de toneladas de plástico todos os anos nos oceanos e um risco para nossa sobrevivência. ‘Mares Limpos’ é uma série que vai investigar de onde vem tanto lixo e trazer as soluções que já estão disponíveis para juntos revertermos esse quadro que é consequência do nosso consumo”

Informações retiradas do site: https://www.menos1lixo.com.br/mares-limpos

Imprimir Imprimir