Menu principal
 

Estudantes do IFC Araquari desenvolvem projeto de Pesquisa em Guaramirim

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

As estudantes do curso de Medicina Veterinária do IFC Campus Araquari, Diana Helena Varela e Karoline Silva de Camargo, sob orientação da professora Eriane de Lima Caminotto e em colaboração com o professor e zootecnista Carlos Eduardo Nogueira Martins, realizaram o projeto de pesquisa “Perfil do consumidor de embutidos coloniais de Guaramirim”, no Município de Guaramirim (SC).

Para o desenvolvimento do projeto, foram entrevistado 400 consumidores de produtos embutidos coloniais em 18 estabelecimentos que comercializam esses produtos. O questionário abordava vários aspectos do consumo de embutidos coloniais através de 18 questões objetivas para os clientes desses estabelecimentos, com o propósito de averiguar o perfil do consumidor.

Para abranger uma maior parte da população, ocorreu uma ação de extensão nesse projeto com o objetivo de esclarecer para a comunidade a importância dos cuidados na hora da compra dos produtos embutidos coloniais. Dessa forma, foi elaborado um vídeo para os estudantes do Ensino Médio das escolas da rede municipal de Guaramirim e, posteriormente, a divulgação dessa ação nas mídias do município.

O vídeo desenvolvido aborda temas sobre os Selos de Inspeção, Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA), cuidados na hora da compra e forma de escolher um alimento seguro (modo de exposição, presença ou não de fungos, armazenamento, entre outros). Esta ação também inclui toda a comunidade do IFC Araquari, através da divulgação do vídeo em parceria com o Grupo de Ensino e Pesquisa de Produtos de Origem Animal (GEPPOA).

O vídeo pode ser acessado em http://bit.ly/perfildoconsumidorifc 

Através da realização do projeto, o perfil do consumidor de embutidos coloniais de Guaramirim pôde ser estabelecido e, a partir das ações de extensão, será possível ajudar a criar um senso crítico da população com relação aos produtos de origem animal, bem como favorecer a diminuição de focos de doenças transmitidas por alimentos (DTA).

Karoline Camargo, que cursa Medicina Veterinária (Medvet) no campus, afirma que a realização do projeto, junto do GEPPOA, é importante para sua formação, bem como para toda a comunidade envolvida. “A partir das ações, será possível alcançar um grande número de famílias ajudando a criar um olhar crítico sobre o assunto e, consequentemente, ajudando na saúde pública da região.”

Além de Karoline, a estudante da Medvet e participante do projeto, Diana Varela, compartilhou um pouco de sua experiência sobre as ações desenvolvidas: “”A vivência que tive com esse projeto demonstra a importância de levar as informações de uma pesquisa para a comunidade local, a troca de conhecimento com os alunos e demais envolvidos e, também, a parceria que tivemos com as escolas. Além de desenvolver maneiras para superar as limitações com a atual pandemia do COVID-19 através da elaboração do vídeo”.

O projeto “Perfil do consumidor de embutidos coloniais de Guaramirim” é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Guaramirim, o Serviço de Inspeção Municipal e o IFC Campus Araquari.  A leitura do edital pode ser feita em http://bit.ly/editalguaramirimprojeto.

 

Texto: CECOM/Araquari

 

 

 

Imprimir Imprimir