Menu principal
 

A resposta está na natureza: Dia Mundial da Água no IFC Araquari

terça-feira, 20 de março de 2018

Para chamar a atenção internacional sobre a importância da preservação dos recursos hídricos, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou no ano de 1992 o Dia Mundial da Água. Desde então o dia 22 de março tem sido um marco para questões essenciais que envolvem esse bem tão precioso.

Todo ano as celebrações acontecem baseadas no tema definido pela ONU, como, por exemplo: ‘Água e energia’ ou ‘Água limpa para um mundo saudável’, entre outros. Assim, instituições ao redor do mundo podem elaborar ações sobre a água e seus usos. Neste ano de 2018 a proposta é trabalhar o uso de soluções baseadas no meio ambiente para resolver problemas hídricos, com o tema “A resposta está na natureza”.

De acordo com dados das Nações Unidas no Brasil, atualmente, 1,8 bilhão de pessoas consomem água imprópria. Mais de 80% das águas residuarias, incluindo o esgoto domiciliar, são despejadas no meio ambiente sem tratamento prévio. Até 2050, a população global terá aumentado em 2 bilhões de indivíduos, e a demanda por água poderá crescer até 30%. Hoje, 1,9 bilhão de indivíduos vivem em áreas que poderão ter escassez severa de água. Dados do Instituto Trata Brasil indica que somente 38% dos esgotos gerados são tratados no território nacional. Em Santa Catarina, o município de Joinville, por exemplo, tem apenas 31,5% de cobertura de rede de esgoto e está abaixo da média nacional.

A chamada da ONU, neste ano em especial, é para a busca de soluções que focam nos próprios recursos ambientais já existentes, são iniciativas que focam na gestão de recursos ambientais, como vegetações, solos, mangues, pântanos, rios e lagos, utilizados por suas capacidades naturais para o armazenamento e limpeza da água.

Seguindo esta sugestão internacional, como forma de conscientização e participação em prol do Dia Mundial da Água, estudantes do curso de técnico em Química integrado ao Ensino Médio articulados com o Núcleo de Gestão Ambiental do campus Araquari, estarão fazendo uma ação nas margens do rio Paraty, removendo resíduos com sacos plásticos e muita disposição. Após a ação os materiais recolhidos serão utilizados em uma exposição no campus Araquari. Também está prevista a exibição de curtas sobre o tema no Bloco E durante todo o dia 22 de março e a coleta de amostras dos rios do IFC, para verificar a qualidade da água, estas abrangendo alunos do Ensino Médio e das Graduações.

De acordo com o Núcleo de Gestão Ambiental, estas atividades visam iniciar um processo de alertar para a comunidade pensar sobre a importância de suas ações, conscientizar sobre o descarte adequado de resíduos, da sua não geração e da responsabilidade que cada individuo tem sobre o ambiente que vive.

Informações: Agência Nacional de Águas,
Nações Unidas no Brasil e Prof. Anelise Destefani
Imagem: Agência Nacional de Águas

Imprimir Imprimir