Menu principal
 

Uma parceria pública em prol do ensino em todos os níveis

quarta-feira, 7 de março de 2018

Há alguns meses uma parceria entre o Instituto Federal Catarinense Campus Araquari e a Prefeitura Municipal de Araquari começaram a transformar a realidade do ensino no setor de bovino leiteiro da instituição. Uma forma de cooperação pública que tem trazido grandes benefícios para os estudantes dos diferentes níveis de ensino, representando hoje a duplicação da produção de silagem para a Unidade de Ensino e Aprendizagem de Bovinocultura, expansão das áreas de plantio, menor desgaste da mão de obra e melhores condições de ensino no setor.

A relação em questão iniciou com uma ação do Projeto Veterinário do Bem, intitulada “De onde vem o leite?”. Essa atividade tinha como objetivo mostrar para cerca de 40 crianças de uma escola municipal de Araquari como ter uma boa relação com os animais, realçando o bem-estar dentro da cadeia produtiva. Ao final, foram atendidas mais de 160 crianças dos 1º e 2º anos da rede municipal. Desta ação resultaram outras reuniões entre os dirigentes do IFC e da Prefeitura, iniciando as tratativas para grandes realizações em conjunto.

Dentro do campus Araquari, no setor de bovinocultura, algumas alterações significativas foram promovidas. No ano de 2018 foi preparada uma quantidade próxima a 200 toneladas de silagem, o que representa mais do que o dobro da produção de anos anteriores, que possuíam a quantia final máxima de até 100 toneladas. Essa otimização foi possível devido a melhorias no acesso e terraplanagem da área no entorno do setor. Todo o maquinário e força de trabalho para esta obra foram cedidos pela Prefeitura do município, que abriu uma nova estrada onde havia pasto, aterrou toda a área e compactou-a, para que fosse construído um silo de superfície.

Desse modo a produção de silagem que antes era tipo trincheira e ficava distante dos animais, exigindo maior força de trabalho para movimentar o alimento, agora fica ao lado das instalações dos animais e é produzida em quantidade suficiente para alimentar o gado durante todo o ano. Isso não apenas diminui a necessidade de mão de obra extra, como também aproxima o aluno da realidade encontrada nas propriedades.

Para esta nova produção, houve também a expansão das áreas de plantio de milho em mais de 2 hectares, totalizando 8 hectares para cultivo, com apoio de docentes Engenheiros Agrônomos e Médicos Veterinários do IFC, que otimizaram os resultados desta produção.

Em poucos meses de trabalho em conjunto, uma ação que despretensiosamente pensou em trazer 40 crianças do ensino fundamental para dentro do IFC Araquari, também transformou a realidade de vários estudantes do nível médio e superior da instituição, abriu oportunidades para maiores parcerias entre a prefeitura e o instituto, refletindo em melhores ações educativas através deste trabalho em equipe. A força e a vontade de fazer melhor uniram estes dois órgãos, culminando em resultados positivos para toda a comunidade regional.

Texto e imagens: CECOM/Araquari

Imprimir Imprimir