Menu principal
 

SUPER AÇÃO É VIDA: Conversando sobre Saúde Emocional de Adolescentes

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

No dia 15 de fevereiro cerca de 240 calouros dos cursos Técnico em Agropecuária, Informática e Química participaram do evento Super Ação é Vida, realizado pelo Projeto Super Ação e Grêmio Estudantil V.I.D.A. do IFC Campus Araquari. O evento teve início com uma animação do Grupo de Teatro IFC Com T, em seguida o professor Nelson Jorge realizou uma palestra sobre as consequências do bullying dentro do ambiente escolar.

Após o intervalo os alunos ingressantes participaram de uma roda de conversa com a Dra. Cida Fontana, Médica Psiquiatra da Associação Catarinense de Psiquiatria, sobre Saúde Emocional de Adolescentes. Com uma abordagem descontraída, clara e interativa, Dra. Cida respondeu a diversos questionamentos dos estudantes. Os temas mais solicitados foram: ansiedade e depressão, relacionamento de adolescentes com os pais e consequências do uso de álcool e drogas na adolescência.

No período da tarde o professor Roberto Dombroski fez uma discussão sobre o que é abuso sexual e como agir diante dessa situação. Ao final do evento foi aplicado um questionário de avaliação sobre os temas debatidos e sobre os palestrantes. Na avaliação dos participantes o evento foi de grande relevância, pois trouxe uma série de temas que fazem parte de fatos corriqueiros na vida dos adolescentes.

Para o professor Nelson Jorge “o conhecimento é uma das melhores formas para agir diante das expressões da contemporaneidade e evitar que danos sejam causados aos adolescentes”. Nessa mesma linha de pensamento, o docente Roberto Dombroski defendeu a ideia de que os adolescentes são agentes com alto potencial de transformação da condição social. “Para isso é importante ouvi-los e integrá-los nos processos de tomadas de decisões referentes as suas causas e angustias. Isso foi comprovado com a participação direta do Grêmio Estudantil V.I.D.A em todas as fases do evento e da semana de integração dos estudantes do campus“, complementou o professor.

Para a Dra. Cida Fontana, “os adolescentes precisam de todo o amparo e cuidado, principalmente em relação à saúde emocional, pois a adolescência é uma fase de mudanças biológicas, psicológicas e culturais significativas na vida deles; por muitas vezes essas mudanças são incompreendidas pelos adultos”, explicou a médica psiquiatra que dedica grande parte de seu tempo ajudando crianças e adolescentes. Para conhecer o trabalho está disponível o link: https://www.facebook.com/Psiquiatria-da-infância-e-Adolescência-1407113666272943/

Reforçando os agradecimentos, o professor Roberto, em nome do Projeto Super Ação, enalteceu os colaboradores do evento, em especial o Grêmio Estudantil V.I.D.A., pelo excelente trabalho desenvolvido durante a Semana de Integração e por toda a dedicação que tiveram com a recepção dos calouros.

Texto: Adaptado de Projeto Super Ação
Imagens: Revolução Informativa IFC e Grêmio Estudantil

Imprimir Imprimir