Menu principal
 

Seminário sobre o Programa Nacional para a Redução do Uso de Agrotóxicos

quarta-feira, 13 de junho de 2018

Explorar alternativas para a diminuição do uso de agrotóxicos nas lavouras brasileiras será um dos objetivos do Seminário sobre o Programa Nacional para a Redução do Uso de Agrotóxicos. Este evento acontecerá no auditório do Instituto Federal Catarinense Campus Araquari, a partir das 19h do dia 03 de julho de 2018. Este seminário tem a entrada gratuita e para participar não é necessário fazer inscrição, apenas comparecer ao local do evento.

Como convidado principal está o Deputado Federal Pedro Uczai, que irá discorrer sobre a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNARA), Saúde e Sistemas Agroflorestais. Além da fala principal, o evento contará com uma importante troca de experiência e contribuições de servidores da instituição e convidados da comunidade regional.

A criação da Política Nacional de Redução de Agrotóxicos está prevista no Projeto de Lei 6670/16, de autoria da Comissão de Legislação Participativa, com a relatoria do Deputado Federal Pedro Uczai. O objetivo da proposta é implementar ações que contribuam para a diminuição progressiva do uso de defensivos agrícolas e ampliar a oferta de insumos de origens biológicas e naturais. A região sul do país já tem exemplos na produção agrícola obtidos com estas técnicas de cultivo que podem ser expandidos para outras regiões.

Este evento possui a organização do curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas e do Instituto Federal Catarinense, sendo uma oportunidade para a troca e discussão de ideias entre pesquisadores, estudantes, agricultores e sociedade em geral.

Para mais informações sobre o evento: (47) 3803-7200 ou facebook.com/IFCAraquari.

Para mais informações sobre o PL 6.670/16, acesse este LINK.

O que é uma agrofloresta?

Agrofloresta é um sistema que permite o cultivo de plantas alimentícias em consórcio com a floresta. Na perspectiva do desenvolvimento rural sustentável as agroflorestas constituem sistemas de uso e ocupação do solo em que plantas lenhosas perenes (árvores, arbustos, palmeiras) das mais variadas espécies, são manejadas em consórcios com plantas herbáceas, culturas agrícolas em integração com animais, dentro de uma mesma unidade de manejo.

 


Texto e imagem: CECOM/Araquari

Imprimir Imprimir