Menu principal
 

Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Araquari

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Ciência, conhecimento, cultura, teoria e prática, integração, arte e opinião. Tudo isso, e muito mais, descreve o que aconteceu no Instituto Federal Catarinense Campus Araquari, entre os dias 15 e 23 de setembro de 2017. A instituição sediou, neste período, quatro eventos principais:

  • 3º Painel de Integração de Conhecimentos (voltado para estudantes do Ensino Médio);

  • 1º Fórum das Licenciaturas do IFC (evento institucional);

  • 3º Seminário Institucional do PIBID (reuniu Pibidianos de todos os campi do IFC);

  • Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFC Araquari (envolvendo todas as Semanas Acadêmicas, apresentações científicas, palestras, oficinas e minicursos para os estudantes).

As atividades iniciaram ainda na sexta-feira, dia 15, quando os estudantes do Ensino Médio apresentaram trabalhos interdisciplinares, em painéis expostos em stands posicionados no Ginásio da instituição. O evento contou com uma abertura pela manhã e teve aproximadamente 100 trabalhos expostos durante toda a sexta-feira e sábado. Este evento aproximou pais e comunidade externa dos conhecimentos construídos dentro da instituição.

Já na segunda-feira, dia 18, as atividades começaram pela manhã com o credenciamento dos participantes. À tarde a abertura oficial, com convidados ilustres da Reitoria do IFC. Dando prosseguimento às atividades, a palestra inicial, com o professor Luiz Fernandes Dourado, trouxe a abordagem legal e conceitual dos documentos oficiais da formação docente, a Lei 13.415 e a BNCC. Para conduzir os trabalhos, esteve presente, como mediadora, a reitora do Instituto Federal Catarinense, Sônia Regina de Souza Fernandes. Na sequência, a professora Jordelina Beatriz Voss discutiu a formação dos professores nos cursos de licenciatura, a partir do diálogo com a escola.

Durante a terça-feira as atenções se voltaram para a exposição de trabalhos científicos, apresentações de pôsteres científicos, no ginásio, pela manhã, e comunicações orais, nas salas do Bloco E, à tarde. Nesta segunda edição do evento foram apresentados cerca de 160 trabalhos científicos, que farão parte dos anais do evento, publicados em breve.

De quarta até sábado todas as atividades estiveram voltadas para as semanas acadêmicas dos cursos, cada um com atividades específicas, e outras atividades paralelas acontecendo por todo o campus. Foram oferecidas atividades práticas, teóricas e também alternativas e culturais, como o Pátio Cultural, Almosom e Grafitando a Paisagem. Ao total foram 141 atividades acontecendo durante a semana, envolvendo mais de 1500 inscritos para participar das ações ofertadas por mais de 100 palestrantes, vindos de várias partes do Brasil. Computaram-se mais de 70 horas de ações acontecendo em vários locais do IFC Araquari, oportunizando experiência e novos conhecimentos a todos os participantes.

Para o fechamento do evento, ficará disponível ainda, a partir da próxima semana, um formulário de avaliação do evento, que poderá ser encontrado no site: even3.com.br/sepe2017, mesmo local onde serão disponibilizados os certificados para os participantes do evento.

Texto e imagens: CECOM/Araquari

Imprimir Imprimir