Menu principal
 

Representantes do IFC Araquari participam de curso de Intervenção Assistida com Animais

terça-feira, 12 de junho de 2018

Nos dias 01 e 02 de junho, em Salvador (BA), aconteceu o curso de Introdução à Intervenção Assistida com Animais, realizado pelos Núcleos de Extensão e Psicologia do Grupo GNAP. Para representar o Instituto Federal Catarinense Campus Araquari, e o curso de Medicina Veterinária, estiveram presentes a professora Marlise Pompeo Claus e a estudante Ana Cláudia de Oliveira Flores.

O curso foi ministrado pela argentina Fabiana Vélez, da Escuela Canina Balto MDQ, da Ciudad de Mar del Prata. Também houveram palestras conduzidas pela psicóloga Tatiane Seixas, do Grupo GNAP – Salvador (BA), pela adestradora Janaína Ganzer, do Centro de Adestramento Canino Vale da Neblina – Farroupilha (RS) e pela discente do curso de Medicina Veterinária do IFC Campus Araquari, Ana Cláudia de Oliveira Flores.

Na ocasião, a docente Marlise Pompeo Claus apresentou o projeto de ensino Veterinário do Bem, idealizado pelos professores Erica Bako e Roberto Dombroski de Souza, que deu origem ao projeto MIA – Movimento pela Interação Animal. Na sequência, a aluna Ana Claúdia discorreu sobre a experiência do MIA em Atividades Assistidas com Animais (AAA) em ambiente hospitalar.

Nos dias que antecederam o curso, docente e aluna puderam participar de sessões de planejamento e execução de intervenções assistidas por animais, além do aprimoramento da técnica de adestramento canino com o auxílio do método clicker.

Imprimir Imprimir