Menu principal
 

Painel de Integração reduz anualmente produção de resíduos com acompanhamento do NGA

terça-feira, 1 de outubro de 2019

O Painel de Integração é o maior evento realizado exclusivamente pelo Ensino Médio do IFC Araquari. Anualmente são montados mais de 120 estandes, para apresentação de pesquisas e trabalhos realizados nas diferentes disciplinas, teóricas ou práticas. Todos os anos o Núcleo de Gestão Ambiental – NGA do campus acompanha os preparativos da decoração destes espaços, para que tenham o menor número possível de resíduos poluentes.

Em 2019 o Painel de Integração aconteceu nos dias 20 e 21 de setembro. Após cada dia de apresentações, os estandes foram desmontados pelos estudantes, os resíduos coletados e separados pelos membros do NGA do IFC Araquari. Com a pesagem dos resíduos produzidos foi possível comparar com o ano de 2018, obtendo resultados bastante satisfatórios, de acordo com o Núcleo.

Em 2018, 73% dos estandes foram avaliados como sustentáveis, produzindo uma média de 0,565kg de resíduos poluentes por trabalho apresentado. Já em 2019, com um total de 133 apresentações, foram 99% dos estandes sustentáveis! Apenas 1 estande utilizou EVA e em pequena quantidade. A média de resíduos, em 2019, ficou de 0,336 kg por estande.   

Um dado que chamou a atenção foi que, diferente do ano de 2018 em que houve um aumento considerável da produção de resíduos no sábado, em 2019 houve uma redução, sendo o total de resíduos produzido na sexta de 28,80 kg e no sábado de 25,74 kg.

O Núcleo de Gestão Ambiental destacou ainda que os alunos foram muito participativos e colaborativos, entendendo a importância da produção de estandes mais sustentáveis e ampliando sua consciência ambiental.

Imprimir Imprimir