Menu principal
 

Núcleo de Gestão Ambiental apoia ação em prol de animais de rua

terça-feira, 30 de outubro de 2018

“Vira Tampa” foi o nome escolhido para o projeto de arrecadação de tampinhas e materiais plásticos que, posteriormente, serão vendidos para reciclagem e terão a renda revertida em prol de animais de rua. Esta ação é realizada pelos voluntários grupo “Cães Abandonados de Araquari” (CADA), com o apoio do Núcleo de Gestão Ambiental do Instituto Federal Catarinense Campus Araquari.

Os principais objetivos desta ação são incentivar a separação de materiais para reciclagem, bem como contribuir com a causa animal da região na qual o IFC está inserido. É focado nestas metas que a equipe do NGA tem trabalhado dentro da instituição, fomentando o uso consciente de materiais e conscientizando sobre a oportunidade para melhoria nas condições de animais de rua do município.

A servidora Mariana da Silveira, colaboradora do projeto, explica sobre a importância da ajuda de todos com uma doação ao Vira Tampa, “pois ele faz com que a gente reflita sobre dois grandes problemas, o ‘lixo’ que geramos e os animais de rua que sofrem por abandono e maus tratos e passam fome nas ruas”, afirma a servidora, alinhada ao objetivos da ação. Ela ainda complementa que “O nosso ‘lixo’ pode ser ressignificado, ele volta pro mercado por meio da reciclagem e ainda gera renda. E esta renda vai dar suporte aos protetores que dedicam a sua vida, e muitas vezes tiram dinheiro do próprio bolso, além de contraírem dívidas enormes, para dar uma condição de vida mais digna à estes animais”.

Durante esta ação, que já vem sendo fomentada dentro do IFC Araquari, a arrecadação total de tampinhas na última coleta foi de 16kg. Toda a comunidade do IFC Araquari pode continuar a colaborar até o final do mês de novembro. Para apoiar esta causa basta depositar suas tampas e materiais plásticos nas caixas espalhadas pelo campus. São quatro pontos de coleta disponíveis:

  1. Copa dos servidores;
  2. Em frente ao Laboratório do Olhar;
  3. Cantina – Bloco E;
  4. Centro de Práticas Clínicas e Cirúrgicas (hospital veterinário).

Podem ser doadas tampinhas de garrafas pet, amaciante e produtos de limpeza, pasta de dentes, margarina e potes similares, desodorante, shampoo, lacres plásticos de caixas de leite e similares. Estes materiais são recolhidos pelos membros do NGA, enviados aos voluntários araquarienses que fazem a venda dos materiais e utilizam a arrecadação em prol dos animais abandonados no município.

Já são dezenas de animais acolhidos pelo CADA, que receberam cuidados e abrigo, alguns destes ainda estão sob responsabilidade do grupo de voluntários. Para saber mais sobre as ações e o projeto, é possível entrar em contato com os membros do NGA no campus ou ainda com o próprio Cães Abandonados de Araquari”.

Texto e imagem de divulgação: CECOM/Araquari – Raquel Rybandt
Informações: NGA/Araquari – Anelise Destefani
Fotos: Cães Abandonados de Araquari

Imprimir Imprimir