Menu principal
 

Livro sobre os 60 anos de IFC Araquari é publicado

quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Em homenagem à trajetória do IFC Araquari, servidores do campus compilaram informações históricas e arquivos institucionais para a construção do livro “Da escola de iniciação agrícola ao Instituto Federal Catarinense: 60 anos de história em Araquari”. Esta obra possui relatos históricos e, principalmente, várias imagens do percurso institucional, desde o saudoso “colégio agrícola”, até os dias atuais.

Participaram da construção desta obra três servidoras da instituição. Com os textos e conteúdos escritos, atuaram a servidora Gisele Gutstein Guttschow, em conjunto com Marilândes Mól Ribeiro de Melo. A terceira servidora, Raquel Rybandt, participou com o tratamento/produção de imagens e a diagramação do livro.

O projeto teve início com uma ideia da gestão do campus. Como já havia sido publicado um livro em 2015, intitulado “IFC Campus Araquari: campo de pesquisa e objetos de estudo”, a ideia da criação de uma obra em homenagem aos 60 anos do IFC Araquari tornou-se real. As mesmas organizadoras participaram também da construção do primeiro livro.

A partir daí, o projeto original era de construir um livro histórico. A professora Gisele foi a referência inicial para a criação do trabalho, uma vez que sua tese de doutorado fora toda baseada na história do IFC Campus Araquari. À medida que o tempo o projeto evoluia, a obra histórica passou a ser principalmente de memórias fotográficas.

Para Jonas Cunha Espíndola, atual diretor do campus, esse trabalho busca resgatar através de imagens, principalmente, do início das atividades até os dias atuais, pessoas envolvidas, infraestrutura e os estudantes. É um resgate histórico das memórias dessa instituição que vem fazendo a diferença na vida das pessoas por mais de 60 anos. 

Confira o livro dos 60 anos de Araquari, disponível online:  http://bit.ly/ifcaraquari60anos

Evento em comemoração aos 60 anos

No dia 10 de maio de 2019, no ginásio institucional do IFC Araquari, houve uma cerimônia em comemoração aos 60 anos do campus, que reuniu representantes estudantis, ex-alunos, técnicos administrativos, autoridades regionais e institucionais, além de diversos convidados. 

Durante as duas horas de evento, histórias passadas que ocorreram no campus foram compartilhadas. O primeiro estudante da instituição, senhor Amauri Correa de Oliveira, também pôs-se a discursar, contando saudosas histórias de tempos passados na instituição.

IFC Campus Araquari, uma longa jornada

O IFC foi fundado em 26 de fevereiro de 1954, neste ano, a instituição chamava-se “Escola de Iniciação Agrícola de Araquari”. As atividades de ensino começaram somente em 1959, ano em que o colégio passou a ser chamado de “Escola de Iniciação Agrícola Senador Gomes de Oliveira”. Em 1963 formaram-se as primeiras turmas de operários agrícolas. Depois disso, transformou-se em ginásio agrícola, passando a formar mestres na área. Já em 1968 fora transferido para a Universidade Federal de Santa Catarina, integrando o Sistema Federal de Ensino, na condição de Colégio Agrícola Senador Carlos Gomes de Oliveira, com a finalidade de formar técnicos agrícolas em nível de ensino médio. No ano de 2001 foi ofertado o primeiro curso do Brasil de Técnico em Aquicultura, na modalidade subsequente, que atualmente dá espaço a uma pós-graduação em nível de especialização. Até essa ocasião, a instituição se dedicava apenas ao eixo de formação agropecuária, porém em 2006 surgiu o Curso Técnico em Informática, que abriu uma nova frente de oportunidades para a região. 

Em 2009, o IFC Araquari passou a ofertar cursos superiores. Desse modo surgiram cursos relacionados aos cursos técnicos, bem como Medicina Veterinária, Licenciatura em Ciências Agrícolas e Bacharelado em Sistemas de Informação. O Curso Técnico em Agrimensura passou a existir somente em 2011, e 2013 surgiu o Curso Técnico em Química. Atualmente, 2019, o IFC Araquari conta com quatro cursos técnicos (integrado e subsequente ao Ensino Médio), seis cursos superiores (licenciaturas, bacharelado e tecnologia) e quatro pós-graduações (especialização e mestrado).

Imprimir Imprimir