Menu principal
 

Incrível Festa das Crianças

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Estudantes dos anos finais dos cursos técnicos em Agropecuária, Informática e Química do IFC Araquari realizaram a Incrível Festa das Crianças. O evento aconteceu durante toda a tarde do dia 11 de outubro, sexta-feira que antecedeu a comemoração do Dia das Crianças no Brasil. A festa foi realizada para aproximadamente 400 “convidados ilustres” de Araquari: crianças, estudantes do pré e 1º ano das séries iniciais, das escolas Amaro Coelho, Francisco Jablonski, Rosalvo Fernandes e São Benedito. 

Uma grande arena foi montada no campus para distribuir as 14 atividades que aconteceram simultaneamente, criando espaços e sequências com o objetivo de que as crianças pudessem participar do maior número de atividades possível.

As primeiras escolas a chegar foram a E.M. Amaro Coelho e a Rosalvo Fernandes, logo encaminhadas ao auditório para participar da Contação de História. Esta abertura foi orquestrada por um grupo de estudantes e pelas professoras Grasiela Voss e Marilene Schmidt, para dar as boas-vindas aos pequenos.

Em seguida, o grupo de professores e acadêmicos do PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, do curso de Licenciatura em Química, realizou uma interação com as crianças para envolvê-las no fantástico mundo da Química, promovendo  a exibição do filminho “Porque as pipocas estouram”.

Enquanto isso, uma outra caravana de crianças (E.M. São Benedito) chegava e era recepcionada pelos estudantes do curso de agropecuária do IFC, sendo conduzida a atividades científicas e ecológicas, iniciando pela Trilha das Abelhas Sem Ferrão, organizado pela professora Alessandra Klug e pelo colaborador Ricardo Beraldi. Após breve explicação, as crianças foram conduzidas à trilha para ver os ninhos das abelhas e em seguida ao Laboratório de Biologia, onde a técnica Adriana Garcia os recepcionou para mostrar as abelhas nas lupas e microscópios.

O percurso científico e ecológico seguiu pela Trilha da Mata Atlântica, organizado pela professora Fernanda Cidade e os acadêmicos Bruno Dranka e Caroline Champovski, sendo finalizado no espaço de Jogos Ambientais, organizado pela equipe do Núcleo de Gestão Ambiental – NGA.

Dali, as crianças seguiram para participar da montaria organizada pela Cavalaria da Polícia Militar de Joinville. No espaço ao lado acontecia a interação das crianças com pôneis que fazem parte do Projeto EquiMia, organizado pela professora Bethania Medeiros e acadêmicos do curso de Medicina Veterinária.

Assim que chegaram, as crianças da E.M. Francisco Jablonski foram recepcionadas e conduzidas à terceira área de atividades para participar:

  • Pintura no Rosto, organizada pelos estudantes do Ensino Médio; 
  • Espaço Veterinário Mirim, com os acadêmicos da Medicina Veterinária; 
  • Moldes de Massinhas, desenvolvido pelos acadêmicos do PIBID do curso de Licenciatura em Ciências Agrícolas; 
  • Oficina de Slime, coordenador pelos acadêmicos do PIBID do curso de Licenciatura em Química; e 
  • Brincadeiras e Recreação, organizado pelo Projeto Brincadeira de Criança, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Araquari.

No decorrer da tarde as crianças participaram rotativamente das atividades sempre acompanhadas por um grupo de estudantes do IFC, tendo também disponível lanches e bebidas à vontade. 

UMA TARDE DE DIVERSÃO E ALEGRIA

A Incrível Festa das Crianças faz parte do Projeto de Ensino Dia C e do Projeto Super Ação, ambos os projetos têm por objetivo a promoção dos direitos da criança e do adolescente, o exercício da cidadania, a participação social e comunitária da juventude e a realização de diversas ações de responsabilidade, solidariedade e interação afetiva. Ao todo, foram aproximadamente 780 pessoas envolvidas no evento, sendo 400 crianças, 260 estudantes dos cursos técnicos, 70 acadêmicos, 36 servidores do IFC e 18 professores das escolas.

O IFC Araquari foi protagonista de mais um momento de integração entre estudantes adolescentes e crianças. O ensino técnico, a graduação e os projetos de ensino e de extensão foram integrados ao evento com atividades científicas, educativas e divertidas preparadas exclusivamente para o público infantil.

A incrível Festa das Crianças contou com o apoio da: Prefeitura Municipal de Araquari, por intermédio das Secretarias de Assistência Social, Educação e Esportes e Lazer; Corpo de Bombeiros Militar de Araquari; Cavalaria da Polícia Militar de Joinville; e, principalmente, pela dedicação e responsabilidade dos estudantes dos terceiros anos do Ensino Médio.

Texto: Roberto Dombroski de Souza

Fotos: CECOM/Araquari e Juliana Souza

Imprimir Imprimir