Menu principal
 

II Fórum de Transversalidade em Educação do IFC

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

O II Fórum da Transversalidade em Educação aconteceu no último dia 26 de novembro de 2018, no auditório do Instituto Federal Catarinense Campus Araquari. O evento foi gratuito e aberto ao público, recebendo a participação principalmente dos estudantes dos cursos de licenciatura da própria instituição, e também dos graduandos em Química do IFC Campus Brusque.

O evento fez parte da disciplina de “Pesquisa e Processos Educativos II”, sendo promovido pelos estudantes da segunda fase do Curso de Licenciatura em Química, com a orientação dos professores do curso e apoio do IFC. Para iniciar a noite, os estudantes Rebeca Montes e Lucas Dias fizeram uma apresentação cultural na abertura do evento.

O II Fórum foi abrilhantado pela palestra da jornalista Vanessa Bencz, que falou sobre a “Empatia como a ferramenta social mais poderosa do mundo”. Vanessa Bencz é jornalista especializada em cultura. Já atuou como repórter em jornais impressos e é ativista social em busca da paz nas escolas. Desde 2012 realiza palestras sobre bullying e empatia de norte a sul do país. Possui 5 livros lançados, e três foram financiados por meio do crowdfunding.

Entendendo a Transversalidade

Debater sobre a transversalidade, não é estabelecer uma nova disciplina, e sim, explorar temáticas que visem a construção da Cidadania, Ética, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Saúde, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo para orientar a complexidade do real e a necessidade de se considerar a teia de relações entre os seus diferentes e contraditórios aspectos. São temas incorporados ao currículo e que devem receber tratamento didático em todas as disciplinas com foco no respeito ao estabelecimento na prática educativa que encaminhe a relação entre aprender na realidade e da realidade os conhecimentos sistematizados e teóricos e as questões da cotidianidade.

Texto: CECOM/Araquari – Raquel Rybandt
Imagens: CECOM/Araquari – Gabriel Pacheco
Informações: Marilândes Mol Ribeiro de Melo

Imprimir Imprimir