Menu principal
 

IFC Araquari disponibiliza materiais para estudantes com dificuldades de acesso

sexta-feira, 19 de junho de 2020

Nos dias 03, 04, 05 e 08 de junho de 2020, foram entregues materiais didáticos para 44 estudantes, residentes em Araquari, Joinville, Balneário Barra do Sul, Piçarras e São Bento do Sul. No dia 18 de junho, mais três estudantes de Joinville e Araquari foram visitados. 

Desde o início de abril, a equipe do Serviço Integrado de Suporte e Acompanhamento Educacional – SISAE (antigo CGAE), Núcleo Pedagógico – NUPE, Coordenações Gerais de Ensino Técnico e Superior e Coordenações de Curso, trabalham intensamente para conhecer a realidade dos estudantes do IFC Campus Araquari nesse contexto excepcional diante das Atividades de Ensino Remotas – AERs. As ações começaram com a publicação do Questionário de Acompanhamento das AERs, com a produção de relatórios que apresentavam o panorama dos desafios institucionais, seguido das análises e deliberações dos colegiados de curso.

A partir desse levantamento o campus pôde identificar que grande parte dos estudantes encontravam-se com dificuldades, das mais variadas formas, ocasionadas por alterações em seu contexto social, familiar, econômico e emocional, causados, em boa parte, pelas mudanças decorrentes da pandemia do COVID-19, dentre as quais, se destacam as dificuldades de acesso às AERs; seja por falta de equipamentos ou por falta/problemas com o acesso à internet.

Em relação, especificamente a dificuldade de acesso às AERs, a equipe do SISAE procedeu a busca ativa, enviando e-mails e realizando ligações telefônicas, para localizar e compreender a situação daqueles estudantes que ainda não haviam respondido o questionário. No último relatório que foi produzido, em 26 de maio, foi obtido o seguinte panorama: 16 estudantes sem equipamentos, 347 estudantes que dispunham somente de celular, 15 estudantes sem acesso à internet e 194 estudantes com acesso ruim ou péssimo. 

Na semana seguinte, após o acompanhamento das discussões e deliberações do CONSUPER e CODIR do IFC, contando também com a colaboração de vários servidores docentes e técnicos administrativos voluntários, estudantes sem o acesso foram contatados pelo campus, devido a falta de equipamentos em condições de uso ou internet. Dessa forma, foram organizados planos de estudos e kits com livros didáticos para realizar a entrega em domicílio e, em poucos casos, também retirada no IFC Araquari. Os servidores trabalharam em atividades presenciais de organização e higienização dos Kits de livros, fazendo impressões, montando kits com planos de estudos, nas ligações e também nas entregas em domicílio e atividades remotas, buscando informações, atualizando a situação dos alunos nas planilhas e realizando ligações.

Marco Antônio do Rosário, estudante do ensino médio técnico em Informática, compartilhou seus agradecimentos para com o campus: “As servidoras Helena e Priscila disponibilizaram seu tempo para atender-me, e me ajudar nas dificuldades que estou encontrando com o fim das aulas presenciais, devido a pandemia. Fico feliz e agradecido por todo o trabalho que o IFC fez e está fazendo mim. Parabéns todos os servidores do IFC Araquari, que tanto me auxiliaram. Na minha escola existe inclusão!”.

Ainda na primeira semana de Junho, a equipe do SISAE trabalhou na divulgação e apoio aos estudantes nas inscrições do Edital de Auxílio Inclusão Digital, que tem por finalidade proporcionar condições de acesso à internet no período da suspensão das atividades escolares, assim como no período de reposição das aulas. No dia 18 os resultados foram divulgados, 91 estudantes foram contemplados e agora encontram-se na última etapa do Termo do Compromisso, para assim poder receber o auxílio.

Veja a lista de estudantes classificados para o recebimento do auxílio aqui https://bit.ly/auxilio2020ifc

Sobre o SISAE

A equipe do SISAE atua nas seguintes áreas: Acompanhamento Pedagógico, Atenção Psicológica, Atenção à Saúde, Atendimento Educacional Especializado e Serviço Social. Os atendimentos têm sido realizados principalmente por e-mail e pelo Google meet. É possível fazer contato através do link: http://sae.araquari.ifc.edu.br/contatos/.

Texto: CECOM/Araquari e SISAE

 

Imprimir Imprimir