Menu principal
 

Evento inédito reúne caprinocultores da região norte de SC no Campus Araquari

terça-feira, 10 de setembro de 2019

Reunir produtores, compartilhar informações e fomentar o agronegócio. Foi esse o intuito do encontro inédito de caprinocultores da região norte do estado realizado no Campus Araquari no último dia 5. Este evento faz parte de uma série de atividades previstas de um projeto de extensão coordenado pelos professores Viviane Milczewski, Marlise Pompeo Claus e André Fachini. O projeto oportuniza a participação de estudantes do curso de Medicina Veterinária em atividades de assistência técnica, manejo, sanidade e administração rural. A estudante Camila Corrêa, voluntária do projeto relatou: “por meio das ações desenvolvidas nas propriedades visitadas foi possível vivenciar a rotina e os problemas reais enfrentados pelos produtores numa atividade que complementa aquilo que aprendemos em sala de aula”.

O evento reuniu, além dos produtores da região de Barra Velha e Itajaí, a Professora Paula Vergara, que tem orientado os produtores em questões relacionadas à qualidade do leite de cabra e seus derivados, e também representantes da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Com o tema Nutrição de Caprinos, a palestra inicial abordou conteúdos de interesse dos produtores relacionados às principais dúvidas relatadas nas visitas técnicas em relação à alimentação dos animais. Na sequência, o Engenheiro de Alimentos, Henrique Rett, da Epagri Joinville apresentou uma proposta de projeto de implantação de um Lacticínio, reunindo a produção de leite destes pequenos produtores. O público formado pelos participantes e estudantes de diferentes turmas do curso de Medicina Veterinária mostrou-se bem atento e interessado.

O incentivo à verticalização do sistema produtivo por meio da produção de insumos, o processamento do leite e a gestão da propriedade contribuem para o aumento do valor agregado da produção e a sustentabilidade do negócio. Desta forma, busca-se agregar valor à produção, mitigar os riscos e aumentar os ganhos. A integração de profissionais do IFC Campus Araquari com os caprinocultores da região contribui para o desenvolvimento de uma atividade pouco explorada na região, mas com potencial de crescimento. Por meio de reflexões e ações em parceria com esses produtores e, principalmente, por meio de um processo participativo de construção de conhecimento, essa parceria do tipo ganha-ganha traz benefícios mútuos e resulta no desenvolvimento e diversificação do arranjo produtivo local.

Os participantes relataram a importância do encontro e a necessidade de estreitar os laços entre as instituições envolvidas e os produtores da região, firmando o compromisso de novos encontros para a continuidade da discussão e qualificação das ações.

Imprimir Imprimir