Menu principal
 

ECApacitação e Ministério Público de Santa Catarina promovem encontro da rede de proteção dos direitos da criança e do adolescente

terça-feira, 19 de novembro de 2019

No dia 11 de novembro aconteceu o II Encontrão da Rede ECApacitação. O evento foi realizado no auditório do Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Araquari, organizado pelo Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CIJ), departamento vinculado ao Ministério Público de Santa Catarina, tendo a colaboração da 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Araquari e do Programa de Cursos ECApacitação, do IFC Araquari.

Participaram do evento, que se estendeu por todo o dia, cerca de 120 profissionais de diversas área, como a assistência social, cultura, educação, esporte e saúde, policiais militares, conselho tutelar e conselhos de direitos dos municípios de Araquari e Balneário Barra do Sul.

No período da manhã os participantes foram recepcionados pela Promotora de Justiça, Rachel Urquiza Rodrigues de Medeiros, que falou sobre os principais desafios do programa APOIA e a necessidade da articulação em rede para que sejam desenvolvidas estratégias de combate a evasão e infrequência escolar. O APOIA trabalha em rede. Cada parte responsável (Escola, Conselho Tutelar e Ministério Público), assume o compromisso de trazer o aluno de volta à sala de aula.  O público-alvo do APOIA são crianças e jovens de 4 a 17 anos que não completaram o ensino obrigatório.

Em seguida, o Promotor de Justiça e Coordenador do CIJ, João Luiz de Carvalho Botega, ministrou a palestra interativa “Concepções teórico-metodológicas para o trabalho em rede”. Em clima de muito diálogo os participantes apresentaram suas percepções a respeito das dificuldades enfrentadas no dia a dia. Com essa dinâmica (palestra, questionamentos, relatos de experiências) o conhecimento passou a ser produzido por todos os presentes e em tempo real.

A tarde foi destinada às oficinas operativas coordenadas pela equipe técnica do CIJ. Os participantes formaram grupos intersetoriais para elaborar um plano estratégico inicial que servirá de base para os próximos encontros das células do NISA – Núcleo Intersetorial de Suporte ao APOIA, previstos para o ano de 2020.

Quer saber mais sobre o APOIA e o NISA? Acesse aos links:

Texto: ECApacitação

Imprimir Imprimir