Menu principal
 

Docentes do IFC dos cursos de Pós-graduação Lato-sensu em Educação Matemática participam de cooperação com a Universidade de Stanford em São Paulo.

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Entre os dias 06 e 12 de maio de 2018, docentes do IFC (campus Concórdia e Araquari) participaram da primeira etapa do PED 2.0 – Programa de Especialização Docente referente a um convênio entre IFC e a Universidade de Stanford. O referido convênio é resultado da ação da Coordenação de Pós-Graduação, a qual desenvolve suas atividades, no âmbito da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação – PROPI.

Durante o PED, que se estendeu por 6 dias, os docentes participaram de diversas atividades, tais como palestras, sessões paralelas e muito trabalho em grupo e discussão sobre a sala de aula. As atividades foram dirigidas pela Profª Rachel Lotan – coordenadora do STEP – Stanford Teacher Education, da Universidade de Stanford (Califórnia) a qual colabora com a reestruturação de programas de formação de professores em vários países, inclusive o Brasil, onde busca articular efetivamente teoria e prática.

Além do IFC (Campus Concórdia e Araquari), participaram várias outras instituições públicas e privadas do Brasil, a saber: UECE, UFSB, UNISOCIESC, INSTITUTO SIDARTA, POSITIVO, UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA, UPE, UVA, SME – RIO DE JANEIRO, UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU – SP, etc.

Durante as atividades, a profª Rachel defendeu um ensino em sala de aula que promova a emancipação, democracia e equidade. Os docentes puderam também acompanhar a Palestra da Profª Linda Darling – Hammond, professora emérita da  Stanford Graduate School of Education e com vasta pesquisa e abrangência em programas de formação de professores a qual apresentou reflexões sobre “Princípios da Formação Docente de Qualidade”. 

A professora Andriceli Richit ressalta a importância do PED, pois a participação do mesmo “possibilitará um repensar da sala de aula de Matemática para os docentes participantes, novas perspectivas para as Licenciaturas do Campus e ampliará a oferta de Cursos à comunidade (possibilidade de um novo formato de Especialização em Ensino de Matemática).

Os docentes ainda participarão de outras duas etapas nos meses de agosto e dezembro que ocorrerão em outros estados brasileiros. Ao final do PED, implementarão uma Especialização com foco na formação do professor de Matemática e sob a perspectiva de uma sala de aula de Matemática mais equitativa.

Texto e Imagens: Coordenação de Pós-Graduação – PROPI/IFC

Imprimir Imprimir