Menu principal
 

Docente representa o IFC Araquari em eventos por todo o Brasil

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

A busca por aprimorar conhecimentos e se destacar em sua área de atuação não é um desejo apenas daqueles que estão nas cadeiras estudantis do Instituto Federal Catarinense Campus Araquari. Os docentes, das mais diversas disciplinas, buscam também constante melhoria do seu domínio sobre os conteúdos que ministram em suas aulas. Esse processo de crescimento é essencial para proporcionar uma educação de qualidade e sempre atual.

Muitas vezes afastar-se da sala de aula é um dos melhores caminhos para focar em aprimoramento pessoal e profissional. Como é o caso do professor André de Mattos Faro, atualmente cursando o Pós-doutorado em Cirurgia Veterinária na FCAV – Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Campus Jaboticabal.

Além dos estudos constantes, que serão transmitidos para os alunos do Bacharelado em Medicina Veterinária do campus Araquari, o docente ainda tem se tido oportunidades e recebido convites para ministrar palestras e cursos, em diversos locais do país. Isso, aliado a sua rotina de clínica e cirurgia oncológica e de cirurgia reconstrutiva do hospital veterinário da Unesp Jaboticabal.

O dia a dia de pós-doutorando trouxe ao docente muitos novos desafios. “Como parte das atribuições que recebi no pós-doutorado, estão participações como docente das disciplinas de Técnica Cirúrgica, Clínica Cirúrgica e Patologia Cirúrgica, para a graduação em medicina veterinária da Unesp Jaboticabal”, comenta Faro, citando ainda sua colaboração junto à disciplina de Cirurgia Oncológica e Reconstrutiva, dos programas de mestrado em doutorado em Cirurgia veterinária.

O estímulo constante para muitos professores dedicarem-se à profissão está em ter um público atento aos conhecimentos transmitidos e novos desafios a serem conquistados. Fato esse que se confirma na atual rotina do professor André. Veja a atuação do docente:

  • 13 de setembro – Conselho Regional de Medicina Veterinária – Recife (PE) – palestra “O paciente é oncológico? E agora?”
  • 10 de outubro – Unesp Jaboticabal e UFRGS – aula de pós-graduação realizada por videoconferência;
  • 19 de outubro – Universidade Anhanguera – palestra sobre Tópicos em Cirurgias Reconstrutivas;
  • 20 e 21 de outubro – UFSC Curitibanos –  três palestras junto ao 1º Curso de Atualização em Oncologia Veterinária, promovido pelo GEPA (Grupo de Estudos em Pequenos Animais). Os temas foram “Modalidades Terapêuticas”, “Diagnóstico e tratamento de sarcomas” e “Câncer animal X tutor: abordagem para conduta eficiente e humanitária”.
  • 5, 6 e 7 de abril de 2019 – FCAV da Unesp Jaboticabal – comissão organizadora e um dos palestrantes do “V Curso e III Simpósio Internacional de Cirurgia Oncológica e Reconstrutiva Veterinária”

O docente ressalta, ainda, a produtividade deste período de estudos, “com direito a publicação de artigo em revista qualis A2 e outros”, destaca Faro. A qualificação de produção intelectual A2 é objetivada por pesquisadores de todo país, já que representa o segundo melhor nível de importância relativa dos diferentes periódicos (revistas científicas) para uma determinada área, que no caso do professor André é a de Medicina Veterinária.

São vários os professores da instituição que buscam se aprimorar profissionalmente, através de cursos de pós-graduação, criação e participação em projetos especiais. Estas ações, juntamente com a publicação de suas pesquisas, fomentam o exemplo para seguir com a oferta de uma educação pública, gratuita e de qualidade referenciada.

Texto: CECOM/Araquari – Raquel Rybandt
Imagens: André de Mattos Faro e Divulgação

Imprimir Imprimir