Menu principal
 

Diretório Central dos Estudantes ganhará novo espaço para suas atividades

quarta-feira, 3 de junho de 2020

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) ganhará um novo espaço no IFC Campus Araquari. Esta proposta vem sendo discutida desde 2019, e tem por principal objetivo proporcionar um local adequado para as questões relacionadas aos estudantes do ensino superior.

Esta demanda teve início a partir dos membros do DCE, que vinham solicitando um espaço adequado para a realização das atividades. Desta forma, no segundo semestre de 2019, em uma conversa entre o DCE e professor Cleder Alexandre Somensi, a ideia pôde ser concretizada. Através de recursos orçamentários originados ainda na gestão do Diretor Jonas Espíndola, o pedido poderá ser atendido no primeiro semestre de 2020, onde já foi iniciada a instalação de um contêiner, que agora se localiza próximo ao bloco D.

O novo espaço para o DCE é um local moderno, que visa fortalecer as demandas dos estudantes e sua representatividade, bem como oferecer um espaço de convivência confortável e dinâmico, a partir de um contêiner reciclado. Cleder Somensi, atual diretor do campus, destaca a importância de um espaço próprio para os estudantes. “Além dos centros acadêmicos de cada curso, nós também temos o DCE. Como o DCE não tinha um local apropriado para a realização de suas atividades, entendemos a demanda como prioritária frente a importância de planejamento participativo institucional, principalmente. Dessa forma, o novo espaço providenciado (ainda em instalação, necessitando de paisagismo, maior arborização, mobiliário e acesso a internet) poderá fortalecer mais ainda a representação estudantil”. O professor ainda completa: “É fundamental que os estudantes nos ajudem a construir uma instituição que atenda às necessidades de todos, de forma organizada e democrática”.

A diretora do DCE, Márcia González, demonstra-se contente com a nova área disponibilizada. “Era exatamente o que precisávamos, um espaço onde poderemos construir uma identidade sólida para nosso Diretório Central de Estudantes (DCE). Temos muitos planos e expectativas para o novo espaço; queremos que seja um lugar acolhedor e amplamente visitado pelos alunos. Queremos também que os estudantes proponham atividades, promovendo pequenos cursos, palestras, rodas de conversas e atividades culturais diversas, aproveitando todo espaço, dentro e fora do contêiner.”

Sobre o DCE

O Diretório Central dos Estudante (DCE) é uma organização de estudantes do ensino superior que visa estabelecer relações mais próximas entre a instituição e os acadêmicos. O DCE tem como principais objetivos: possibilitar aos estudantes o debate e mobilização relacionadas à instituição (como assistência estudantil, ensino, pesquisa, extensão); promover as organizações estudantis como Centros Acadêmicos; possibilitar as articulações do Movimento Estudantil da instituição com outros atores e promover atividades culturais e eventos do interesse do corpo estudantil. Em suma, O DCE auxilia na inclusão de alunos sobre decisões e movimentos educacionais, a fim de que haja um melhor ambiente estudantil para todos.

Texto: CECOM/Araquari

Imprimir Imprimir