Menu principal
 

Desafio de Inovação e Empreendedorismo movimenta nove campi do IFC

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Com um formato de imersão, o primeiro IFChallenge levou estudantes de nove diferentes campi do Instituto Federal Catarinense para um fim de semana de aprendizado e criatividade no campus Araquari. O evento aconteceu entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro, com a parceria do SEBRAE para condução dos trabalhos.

O desafio iniciou na sexta-feira, no período da tarde, ao som de Star Wars para recepcionar as equipes participantes, seus líderes e professores. Como experiência inicial, a apresentação de todos deixou o ambiente mais leve e introduziu a fala dos mediadores do Sebrae, Milton Barcelos Junior (Miltinho) e Rafael Soldatelli, que exploraram a temática das oportunidades de mercado. Como a Consultora de Conteúdo Sebrae, Ida Luciana Martins Noriler, explicou “com estes eventos buscamos despertar o espírito empreendedor, inovar para estimular a ideia de negócio. As instituições de ensino superior, em conjunto com o Sebrae, são protagonistas para criação de novos negócios, transformando a vida econômica e social destes jovens. Buscamos assim ajudar para que saiam desta experiência com negócios de impacto e uma nova postura para concretização de seus projetos”.

A sequência de atividades deu espaço para o trabalho em equipe, exposição de conceitos iniciais e a seleção de apenas nove ideias para serem aprimoradas durante o fim de semana. Com a dinâmica das atividades os grupos iniciais foram mesclados com pessoas de outras equipes, deixando uma sensação de descontentamento inicial em alguns participantes, como a Beatriz Vieira, estudante do campus São Francisco do Sul. “Confesso que fiquei um pouco chateada com a mistura das equipes, mas logo me animei por poder interagir com alunos de outras equipes que estavam tão empenhados em produzir e persistir em uma ideia que nem era nem deles”, explicou a estudante do curso Superior em Engenharia Elétrica. A graduanda trouxe a ideia de aprendizado e expansão da rede de contatos, “fiquei muito feliz em ter a ideia do meu grupo (inicial) como vencedora, mesmo não podendo acompanhar meu amigo que ficou como líder da ideia”, finalizou Beatriz.

Vários conteúdos foram trabalhados com as equipes durante os três dias de evento, seguindo etapas para a aplicação prática deles em suas empresas. Foram conceitos como:

  • Segmento de clientes, proposta de valor e fonte de receitas;
  • Canais de relacionamento, com clientes e parcerias;
  • Principais recursos, atividades e estrutura de custos.

Com o objetivo de despertar a criatividade e o espírito empreendedor nos participantes, a competição trouxe inovação em negócios, com suporte profissional. Conforme explicou Jairo Tschurtschenthaler Costa, representante da comissão organizara do IFChallenge no campus Araquari, “Este foi um evento capaz de unir os participantes em torno do empreendedorismo inovador, propiciando que ideias se tornem realidade, assim os alunos puderam unir forças entre campus e cursos, desenvolvendo inovação em 36 horas”.

O domingo pela manhã fechou as atividades, com a avaliação dos projetos finais por uma banca avaliadora. Todas as equipes apresentaram suas ideias finais aos jurados e foram questionadas sobre diversos aspectos. Ao final da competição, as ideias que se destacaram e receberam premiação foram:

  • 3º lugar – Robô de segurança – Busca a segurança através da tecnologia, com câmeras e sensores automatizados, em um preço de mercado acessível.
  • 2º lugar – Sistema de Automação Residencial – Garante ao proprietário controlar, gerenciar e identificar custos e desempenho na sua rede elétrica. Além de ter a seu dispor um ambiente automático e seguro.
  • 1º lugar – GOEVE – Reduz o tempo de espera em filas de eventos e festas, possibilitando a compra de ingressos, comida e bebida através de um aplicativo, com pagamento automático. 

A jurada Bruna Steffen, membro da equipe do FAB LAB Joinville, ressaltou a criatividade das ideias apresentadas “foram propostas de todas as áreas, fiquei surpresa; todas elas tem muito potencial para virarem empresas reais e algumas até para serem Unicórnios (start up com alta avaliação de preço de mercado)”, comentou Bruna.

Este evento foi promovido pelas Pró-Reitorias de Extensão e Pesquisa e o Núcleo de Inovação do IFC, em conjunto com o SEBRAE e o Campus Araquari. “O IFChallenge foi pensado para a continuidade de ações institucionais para estimular e criar uma atmosfera, um ecossistema mais propício ao empreendedorismo e inovação no IFC e, consequentemente, em Santa Catarina”, destacou Éliton Pires, representante da Reitoria na comissão organizadora.

Com caráter anual e itinerante dentro do Instituto Federal Catarinense, para encerrar as atividades foi ainda anunciado que o campus Brusque será o próximo a sediar o IFChallenge, em 2020, com a proposta de manter a parceria de condução dos trabalhos com os consultores do SEBRAE SC.

Para acessar todas as fotos do evento, CLIQUE AQUI.

Texto e imagens: CECOM/Araquari – Raquel Rybandt

Imprimir Imprimir