Menu principal
 

Conscientização sobre drogas e violência infantil durante o Desfile do Município em Araquari

sexta-feira, 7 de abril de 2017

O futuro e a felicidade da população de Araquari dependem muito do cuidado que devemos ter com nossas crianças e adolescentes. Proteger e garantir os direitos desse público é dever da família, da sociedade e do Estado. O Projeto Super Ação, do Instituto Federal Catarinense Campus Araquari uniu forças com o Proerd e Conselho Tutelar local para realizar uma campanha de informação à população sobre os cuidados para proteger crianças e adolescentes das drogas e violências. A ação aconteceu durante o desfile em alusão ao aniversário do município, dia 5 de abril, ocasião em que professores e crianças do Centro de Educação Infantil Vovó Max, localizado no bairro Porto Grande, homenagearam o IFC.

O PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência atua no Brasil desde 1992. Em Araquari, o PROERD está desde 2010 realizando formação às crianças em fase escolar do 5º ano. O Programa atua em parceria com a Polícia Militar, escolas e famílias. Durante dez meses, as crianças recebem formação de desenvolvimento da autoestima, cultivo da felicidade, controle das tensões e civilidade, além de técnicas de resistência às pressões e as formas de oferecimento de drogas por pessoas estranhas ao convívio delas. O PROERD é um programa importante para que crianças desenvolvam habilidades necessárias para viver de maneira saudável, sem drogas e sem violência.

O Conselho Tutelar é um órgão de proteção dos Direitos das crianças e adolescentes. Funciona no município há 15 anos e conta com cinco conselheiros. O Conselho Tutelar está localizado na rua Francisco Hreisemnou, nº 155. Importante destacar que o Conselho Tutelar de Araquari funciona 24 horas. Ao tomar conhecimento de uma violação de direitos de crianças e adolescentes, a população pode e deve fazer a denúncia diretamente na sede do conselho ou por telefone para o número (47) 3447-1598, para o celular de plantão (47) 9 8462-5829 ou para o DISQUE 100.

O Projeto Super Ação, do Instituto Federal Catarinense, funciona desde 2014 no campus Araquari. O projeto conta com a participação de 10 estudantes adolescentes que realizam atividades recreativas e de informação para crianças das escolas municipais de Araquari, com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e promover práticas mais saudáveis e afetivas. O Projeto Super Ação conta com o apoio do Ministério Público de Santa Catarina, da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Amunesc, Secretaria Municipal de Educação de Araquari, Polícia Militar de Araquari, por meio do PROERD e Conselho Tutelar de Araquari.

A tríplice força formada pelo PROERD, Conselho Tutelar e Projeto Super Ação é de fundamental importância para o desenvolvimento social, comunitário e afetivo da população. Dizer não às drogas, dizer não à violência, ser mais feliz, viver em harmonia, viver em cidadania. São essas as razões desse grupo. Em caso de suspeita de violência disque 100. É gratuito e você não precisa se identificar. Proteger nossas crianças e adolescentes é investir no desenvolvimento de Araquari.

Texto e imagens: Roberto Dombroski