Menu principal
 

Conhecimento Catarinense para Moçambique

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Delano Schleder; o Diretor do IIP, Jorge Mário Mafuca; e Felipe Vieira (da esquerda para a direita)

Moçambique é um país localizado no sudeste do Continente Africano, banhado pelo Oceano Índico e que possui cerca de 24 milhões de habitantes. Este foi o país em que o professor do Instituto Federal Catarinense Campus Araquari, Delano Dias Schleder, apresentou sua última palestra, acompanhado também do Prof. Dr. Felipe do Nascimento Vieira, do Laboratório de Camarões Marinhos da Universidade Federal de Santa Catarina (LCM/UFSC)

As palestras foram proferidas no Instituto Nacional de Investigação Pesqueira de Moçambique (IIP), no dia 22 de junho de 2017. Foram dois temas apresentados pelos professores, sendo que o Prof. Delano ofereceu a palestra “Algas pardas como aditivo alimentar para camarão: efeitos na resistência do camarão à Síndrome da Mancha Branca e ao estresse térmico”, enquanto que o Prof. Dr. Felipe proferiu a palestra intitulada “Criação de camarões em sistema de bioflocos: unindo produtividade e sustentabilidade”. Para conferir a programação completa do evento, clique neste LINK.

Para assistir às palestras e aprender um pouco mais com os pesquisadores brasileiros, estiveram presentes no evento desde estagiários do IIP, até funcionários e diretores deste mesmo órgão, participaram também funcionários do Instituto Nacional de Inspeção de Pescado de Moçambique (INIP) e outros interessados que trabalham no setor privado, com a produção de camarões e demais pescados.

_

Relembre também:

Recentemente o professor Delano Scheleder também apresentou trabalho nos Estados Unidos, durante o One: Simpósio de Ideias Alltech. Este evento acontece anualmente na matriz da Alltech, em Lexington, estado de Kentucky (Estados Unidos), e em 2017 ocorreu entre os dias 21 e 24 de maio.

O trabalho apresentado nesta ocasião recebeu a premiação de 1º lugar do Alltech Young Scientist na América Latina. Esta pesquisa foi intitulada “Synergistic effect of two brown seaweeds on Pacific white shrimp resistance to thermal shock and White Spot Disease”. Confira mais detalhes desta premiação neste LINK.

Texto: CECOM/Araquari
Imagem: Delano Schleder

Imprimir Imprimir