Menu principal
 

Comitê de Ética no Uso de Animais (CEUA) está de visual novo no campus Araquari

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

O CEUA do Campus Araquari (Comitê de Ética de Uso de Animais) teve sua identidade visual construída recentemente, um trabalho realizado com a orientação da Coordenação do CEUA e a produção da CECOM do campus.

A marca do CEUA foi estruturada mediante o conceito dos “3 Rs”, ou seja, Reduction, Replacement Refinement (Redução, Reposição e Refinamento), que guiam a utilização de animais na experimentação científica (para saber mais acesse este LINK). Pensada também no âmbito da proteção aos animais, a nova logo une também elementos de distintas áreas das ciências para representar o trabalho do Comitê, que utiliza todos estes princípios em seu dia a dia.

Mais informações sobre o CEUA do IFC Araquari podem ser acessadas em seu site oficial: araquari.ifc.edu.br/ceua. Lá estão disponíveis a agenda de reuniões e prazos para submissão de projetos, quais membros compõem o comitê do campus, as orientações para submissão e avaliação de processos, a legislação vigente e vários links úteis. Estão também disponíveis os relatórios anuais e uma relação com processos e proponentes que possuem relatórios finais pendentes (LINK).

 

O que é o CEUA e como ele funciona?

O Comitê de Ética em Uso de Animais (CEUA) do IFC tem por finalidade analisar e qualificar, do ponto de vista ético, as atividades que envolvam o uso de animais em pesquisas do IFC e demais instituições nas quais existam termo de cooperação.

Todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão que envolva o uso de animais, classificados no filo Chordata, sub-filo Vertebrata, deverão ser submetidas à aprovação prévia do CEUA, o qual emitirá um número do protocolo de submissão e um parecer final.

A submissão é contínua e deve acontecer antes do início das atividades de pesquisa propostas. Cada processo é distribuído a um relator, que analisa e redige um parecer. Os projetos são votados em reunião do comitê, sendo lavrado um parecer de: aprovado, com pendência, retirado ou não aprovado. No caso de pendência o proponente terá o prazo de 60 dias para adequar o projeto. As listas de reuniões para o campus Araquari, e também das pendências, estão disponíveis no site oficial do comitê: araquari.ifc.edu.br/ceua.

 

Imprimir Imprimir