Menu principal
 

Calouros dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária participam de recepção no IFC Araquari

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

O ano oficialmente iniciou para todos os cursos de graduação do Instituto Federal Catarinense Campus Araquari. Neste dia 26 de fevereiro os calouros dos seis cursos de graduação iniciaram suas atividades acadêmicas na instituição. Para o primeiro dia de aula os cursos de Agronomia e Medicina Veterinária prepararam uma recepção para seus estudantes, esta iniciou no auditório por volta das 8h30. Ao longo da semana os demais cursos da instituição também terão suas aulas inaugurais e atividades de integração com os ingressantes (confira ao final deste texto).

Com a mediação da professora Simone Machado Pereira, foram dadas as boas vindas aos estudantes e iniciadas as atividades de apresentação. O primeiro a falar foi o Diretor de Desenvolvimento Educacional, Prof. Cleder Alexandre Somensi, que falou sobre a instituição e o potencial de aprendizado nos cursos em questão, parabenizando a todos pelo ingresso no IFC. Logo após, a palavra foi passada a representante da CECOM, Raquel Rybandt, que repassou alguns números da instituição, histórico e os cursos em geral.

Para dar sequência fizeram as suas falas os coordenadores dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, Prof. Luciano Alves e Prof. Bethania da Rocha Medeiros, respectivamente. Os coordenadores falaram mais sobre os cursos, disciplinas a serem ministradas, rotinas de trabalho e a importância social destes cursos. Após estas falas mais gerais, a Prof. Simone conduziu a apresentações de todos os docentes dos cursos e respectivas disciplinas a serem ministradas. Dessa forma os estudantes já puderam ir se familiarizando com as primeiras matérias a serem estudadas e conhecendo quem serão seus professores.

Após este momento institucional, o Centro Acadêmico de Medicina Veterinária (CAMAG) passou a conduzir as atividades. Primeiramente foi apresentada a região, falando de locais próximos, mercados, locais para lazer e também para cuidados com a saúde. Logo após todos foram convidados a participar da festa de recepção, que acontecerá na próxima quinta-feira. As atividades de integração seguiram com a apresentação individual dos calouros no auditório e após isto foram conduzidos ao almoço.

O almoço de recepção foi preparado pelos estudantes da 9ª fase do curso de Medicina Veterinária. Foram vendidos cachorros-quentes, refrigerantes e doces. Todos os professores, estudantes e demais servidores do campus foram também convidados a participar deste momento de integração. O dinheiro do almoço será revertido para a formatura da turma organizadora.

Para o período da tarde os estudantes foram levados a uma visita pela instituição, para conhecer as unidades de ensino, laboratório e todas as instalações nas quais terão aulas teóricas e práticas durante a sua vida acadêmica.

 

 

Mais integração! A semana continua…

No final desta semana ainda acontecerá a recepção dos estudantes do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. Os ingressantes deste curso terão dois momentos diferentes, sendo divididos entre a quinta e sexta-feira. Na quinta-feira acontecerão as atividades de apresentação do curso, com falas mais gerais de professores e do Centro Acadêmico, além de atividades de integração para os estudantes. Na sexta-feira acontecerá um almoço, na Associação de Servidores do IFC Araquari; as ações do dia acontecerão a partir das 10h30 com a participação de todos os estudantes do curso, fazendo a integração com os calouros através de jogos e atividades; para o almoço serão preparados cachorros-quentes.

Ainda no dia 06 de março acontecerá a recepção dos estudantes dos cursos de Licenciatura em Ciências Agrícolas e de Licenciatura em Química. As atividades estão planejadas pelos centros acadêmicos dos cursos e contarão com karaokê, danças, uma confraternização entre outras coisas. Mais informações serão divulgadas em breve.

_

Texto: CECOM/Araquari
Imagens Medvet: CECOM/Araquari
Imagens BSI: CASBI/Araquari

Imprimir Imprimir