Menu principal
 

Aluna do IFC Araquari recebe premiação nos EUA

sexta-feira, 24 de junho de 2016

A estudante Andressa Vieira de Moraes, do curso de Medicina Veterinária do IFC Araquari, conquistou a primeira colocação da América Latina, na categoria graduação, no maior concurso de agrociência do mundo. A premiação do Alltech Young Scientsts ocorreu durante o One: Simpósio de Ideias Alltech, que aconteceu entre os dias 22 e 25 de maio de 2016, na cidade de Lexington, nos Estados Unidos.

O evento visa motivar a inovação e propôs, neste ano, debater sobre tecnologia e negócios. Deste modo, além da possibilidade da apresentação de seu trabalho na área de probióticos, a estudante do IFC também teve a oportunidade de trocar experiências com os demais finalistas, pesquisadores do mundo inteiro, e conhecer as inovações que estão sendo pesquisadas pela Alltech, líder mundial do setor de saúde e nutrição animal.

Uma experiência única

O crescimento acadêmico que um evento desta magnitude proporciona a um estudante é imensurável, principalmente quando aliado a experiência de vida de uma viagem ao exterior.

A agenda dos estudantes finalistas era programada com muitas atividades, de manhã até a noite, e todos participavam juntos, como uma grande equipe. Dentre estas, ocorreram palestras com pesquisadores da empresa, visitas técnicas nas instalações e laboratórios, e até mesmo a experiência de jogar golfe, esporte muito popular no país.

Antes da competição final, ocorrida no dia 23/05, cada finalista fez uma pré-apresentação de seus trabalhos dois dias antes, recebendo auxílio e sugestões de jurados para melhor explanação da sua pesquisa, além de ocorrer no domingo a exposição de pôsteres, como forma de convite para os participantes do simpósio assistirem a etapa final da premiação. Andressa relatou que a preocupação da Alltech com a união entre os finalistas era constante, bem como a receptividade e apoio de quem a acompanhou durante todo o tempo de estadia nos Estados Unidos.

A competição mundial possuía premiação única, a qual foi conquistada pela finalista americana. No entando, ela enfatizou que a experiência vivida nestes sete dias já foi um grande prêmio, principalmente por estar entre os quatro melhores do mundo. E como ela mesma destacou “O resultado desta premiação foi decorrente de um trabalho de três anos. Me senti muito feliz por estar representando nosso país na competição, bem como a minha instituição e principalmente o laboratório que sou bolsista. Foi muito importante para valorizar nossa pesquisa!”. A estudante também ressalta que foi uma experiência de vida incrível que levará por toda sua carreira.

Andressa pretende seguir trabalhando com a área de Aquicultura, almejando a carreira acadêmica e de pesquisa, sendo que já pensa em uma pós-graduação strictu sensu, podendo aproveitar até mesmo a possibilidade de Mestrado Profissional em Produção e Sanidade Animal dentro do próprio IFC Araquari, que possui como uma das linhas de pesquisa, a “produção sustentável e sanidade aquícola”.

A educação oferecida pela instituição possibilita aos estudantes muitos caminhos e oportunidades, exemplos como este prêmio são a amostra de que o esforço pessoal, da equipe envolvida, aliada a uma boa orientação, podem traçar caminhos de sucesso.

 

Texto: CECOM/Araquari
Imagens: Alltech Education