Menu principal
 

2º Seminário Mulher e Sociedade acontecerá na próxima semana

quinta-feira, 1 de março de 2018

O dia 08 de março é celebrado mundialmente como o Dia da Mulher, dia de reflexão e discussões sobre o papel feminino no mundo. Em alusão a data está sendo promovido o Segundo Seminário Mulher e Sociedade, evento que acontecerá no IFC Araquari, a partir das 15h15. O evento é gratuito e aberto a todos os públicos, sejam mulheres ou homens e de qualquer idade. Para participar basta fazer a inscrição através do link: goo.gl/forms/i1MAQhqMdJTTdAfG3.

Por compreender atividades bastante diversificadas, o evento acontecerá em três locais dentro do campus: 

  1. Na área de convivência do Bloco E;
  2. No Laboratório do Olhar no Bloco A;
  3. e no Auditório.

As atividades iniciam às 15h15, com uma exposição de trabalhos que compõem uma instalação artística, junto com quadros da Artista Plástica de Araquari, Regiane, na área de convivência do bloco E. Parte destes trabalhos está sendo realizado pelos estudantes do Ensino Médio da instituição (1Quimi, 2 Agro, 1 Info) e visam a reflexão de como cada um se relaciona com o “feminino”. Posteriormente, todos são convidados a participar da exibição de trechos do filme Nise: o coração da loucura,em seguida a discussão sobre as cenas e sua representatividade. A partir das 17h, no Laboratório do Olhar, passarão a ser realizadas as comunicações e rodas de conversa, concomitantemente a um espaço de beleza para as mulheres. Veja, abaixo, os temas das comunicações:

  • Sororidade – Renata Lima de Castilho – Comissão da Mulher Advogada, OAB São Francisco do Sul;
  • A construção do papel social da mulher em Araquari: Relatos, trajetórias e perspectivas – Jutyara Mendes da Rosan e Renilse Paula Batista – IFC Araquari
  • Os desafios da mulher agricultora na sociedade – Flávia Maria Nunes Proença – Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Araquari, Prefeitura Municipal de Araquari
  • Avanços e retrocessos contra a violência doméstica – Juliane Tavares – Fórum da Mulher de Araquari, Instituto Movimento, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Araquari
  • Histórias de mulheres assentadas no Rio Grande do Sul – Ewerton Torres, IFC Araquari

A partir das 18h30 os participantes serão agraciados com um Coffee-Break na entrada do Auditório, onde acontecerá a palestra principal. Pensando ecologicamente, os organizadores do evento convidam a todos que tragam seus próprios copos, evitando o uso de copos descartáveis.

A palestra principal terá início às 19h, com a Prof. Dra. Valeska Zanello, da Universidade de Brasilía. A docente tem como título de sua palestra “Saúde Mental e Gênero: por que mulheres e homens sofrem de formas diferentes?”. A professora Valeska coordena o grupo de pesquisa “Saúde Mental e Gênero” (foco em mulheres) o qual realiza uma leitura do campo da saúde mental sob um viés feminista das relações de gênero ( e interseccionalidades com raça e etnia) no que diz respeito à epistemologia, semiologia, diagnóstico psiquiátrico e prática profissional.

Todas as atividades do evento são gratuitas e serão certificadas posteriormente. Qualquer interessado na temática pode participar, de uma ou de todas as ações destes dia.

EM SÃO FRANCISCO DO SUL

O evento conta também com uma edição em São Francisco do Sul, com a palestra da Prof. Dra. Valeska Zanello, na Câmara de Vereadores de São Francisco do Sul (Alameda Ipiranga, nº 179 – Centro), a partir das 19h do dia 09 de março.

Texto e imagem: CECOM/Araquari

Imprimir Imprimir